Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de março de 2011

Um Pouco Da História do Gato

Felis silvestris catus (nome científico).
Ocupando o topo da cadeia alimentar, é um predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos.
FOTO: Bastet: Egito Antigo, Deusa da fertilidade e felicidade.

FOTO: Antiga estátua egipícia fundida em bronze, pertencente ao acervo do Museu do Louvre, exibe uma gata amamentando dois filhotes.


A cerca de 4 mil anos ocorreu os primeiros contatos com seres humanos, no Egito antigo, como prova disso existem diversos registros encontrados como gravuras, estátuas e pinturas. Nessa época, os gatos eram venerados e considerados animais sagrados.
Bastet (Bast ou Fastet), a deusa da fertilidade e da felicidade do Egito antigo, considerada benfeitora e protetora do homem, era representada na forma de uma mulher com a cabeça de um gato e frequentemente figurava acompanhada de vários outros gatos em seu entorno.
Não demorou muito para que alguns animais fossem clandestinamente transportados para outros territórios, e assim se alastrando por todo o mundo.


Devido ao fato de serem exímios caçadores e auxiliarem no controle de pragas, por muitos séculos os gatos tiveram uma posição privilegiada na Europa Cristã. Porém, no início da Idade Media a situação mudou: Lendas urbanas de assombrações e espíritos malignos levavam as pessoas daquela épora a acreditar e se trancavam dentro de casa. Devido a ignorância, os gatos foram acusados de estarem associados a maus espíritos e, por isso, formaram-se grupos de extermínio de gatos e também muitas vezes eram queimados juntamente com as bruxas.




Ao fim da Idade Média, e até os dias de hoje a aceitação dos gatos nas residências teve um novo impulso, fenômeno que também se estendeu às embarcações onde os navegadores os mantinham como mascotes. Conhecidos como gatos de navios esses animais assumiam também a função de controlar a população de roedores a bordo da embarcação. Com o passar do tempo, muitos gatos passaram a ser considerados animais de luxo, ganhando uma boa posição do ponto de vista social, sendo até utilizados como "acessórios" em eventos sociais pelas damas.
A primeira grande exposição de gatos aconteceu em 1871, em Londres. A partir desse momento, o interesse em se expor gatos desenvolvidos dentro de certos padrões propagou-se por toda a Europa.


FOTO: Uma estatueta de um gato, feita no Antigo Egito representando a deusa Bastet, em exposição no Museu do Louvre.


Atualmente, os gatos são animais bastante populares, servindo ao homem como um bom animal de companhia, e ainda continuam sendo utilizados por agricultores e navegadores de diversos países como um meio barato de se controlar a população de determinados roedores. Devido ao fato de sua domesticação ser relativamente recente, quando necessário convertem-se facilmente à vida selvagem, passando a viver em ambientes silvestres, onde formam pequenas colônias e caçam em conjunto.


Existem cerca de 250 raças de gato-doméstico com tamanhos variados de pequeno a médio porte.
Os gatos domésticos atuais são uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens. Cruzamentos entre diferentes espécimes os tornaram menores e não agressivos aos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário