Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de abril de 2011

ALIMENTAÇÃO & RAÇÕES


Estão disponíveis no mercado diversas marcas e níveis de qualidade de rações para gatos. Escolha a melhor que você puder oferecer porque:

Os gatos têm deficiência de algumas enzimas, o que os tornam incapazes de sintetizar determinados nutrientes no organismo. Eles têm que ser fornecidos pré-formados na dieta, como a Vitamina A, o Acido Aracdônico e Taurina.
A escolha do alimento é uma das decisões mais importantes que você vai tomar, não opte pela baixa qualidade, vai comprometer a saúde do animal e acarretar caras contas veterinárias.
Marcas muito baratas podem faltar vitaminas e nutrientes importantes ou podem conter baixas quantidades destes nutrientes necessários ao seu gato.
Algumas marcas não são recomendadas por conter muitos agentes de sabor ou até mesmo coloração artificial tornando a cor do grão forte causando calculo renal assim como outros problemas de rins., sal de mais e algumas vitaminas que faltam e outras em excesso causando aparecimento de outras doenças, aumento de queda do pelo, etc...

Existem aproximadamente 5 níveis de qualidade, e cada um desses níveis oferecem várias marcas com opções de quantidades em peso por pacote, vou dar alguns exemplos de ração seca de pacotes de 1kg sem especificar nomes:

Nível 1: São as mais baratas. Com baixas quantidades de vitaminas e nutrientes.
Podem causar a carência de vitaminas, mais queda de pelos e problemas do trato urinário.
Este nível geralmente não contém agentes de combate de doenças do trato urinário.
Disponíveis na maioria dos supermercados de bairro e hipermercados.
Preço médio de 6 à 8 Reais dependendo do estabeleciemnto.
( Não recomendado)

Nível 2: São um pouquinho mais caras que as do nível 1. Contem maior quantidade de vitaminas e nutrientes, mas ainda podem apresentam algum tipo de carência de vitaminas.
Existência do risco da causa de problemas renais dependendo da marca.
É nesse nível que existem marcas de cor muito forte com agentes de sabor exagerados, se seu gato tiver pré disposição a ter problemas renais, o problema poderá desencadear, ( faça uma pesquisa na internet e você descobrirá qual a marca que contém mais reclamações desse tipo).
Lembrando que PODE ser que aconteça isso com seu gato, isso vai depender da pré disposição do gato a ter esses problemas. Existem gatos que se adaptam muito bem com essas rações.
Este nível contém agentes de combate de doenças do trato urinário com eficácia de 50% à 70%.
Disponível na maiorias dos supermercados, hipermercados, Pet Shops e Drogarias de grande porte.
Preço médio de 12 à 15 Reais dependendo do estabeleciemnto.
( + ou - recomendado)

Nível 3: São as chamadas PREMIUM ou outras do mesmo nível. Um pouco mais caras que as do nível 2, essas rações contém as quantidades ideais de vitaminas e nutrientes para o gato. Dificilmente vão causar algum tipo de problema e o preço não é tão caro, vale a pena! (meus gatos comem desse nível, da marca Royal Canin Cat Premium)
As rações deste nível são as  mais recomendadas por serem muito bem equilibradas e sem muita coloração com agentes de sabor.
Este nível contém agentes de combate de doenças do trato urinário com praticamente 100% de eficácia.
Disponível em alguns hipermercados, Pet shops, e grandes drogarias.
Preço médio de 22 a 25 Reais, dependendo do estabelecimento.
( 100% recomendado)

Nível 4: Estas rações são feitas cada uma para uma raça diferente, por exemplo; Se você tem um Siames, existe uma dessas rações só para siameses, etc... 
Estas rações são de ótima qualidade para quem tem um gato de raça e quer alimenta-lo com as melhores marcas.

Este nível contém agentes de combate de doenças do trato urinário com 100% de eficácia.
Disponível em alguns hipermercados, Pet shops, e grandes drogarias
Preço médio de 25 a 40 reais.
(100% recomendada)

Nível 5: São as chamadas SUPER PREMIUM ou outras do mesmo nível. São as mais caras, contém todos os nutrientes e vitaminas. Por serem muito caras são recomendadas para gatos específicos ou com problemas renais, para fazer um tratamento podendo ser suspendidas quando o problema acaba, mas se você pode pagar por esse nível, por que não?
Este nível contém tudo que se pode oferecer com 100% de eficácia
Preço médio de 60 a 80 Reais pacotes de 1,5kg dependendo do estabelecimento.
Disponível na maioria em Pet shops.
( Recomendado para tratamentos ou não)


DICAS IMPORTANTÍSSIMAS:

NUNCA OFEREÇA DÔCES, CHOCOLATES E COMIDA DE HUMANOS PARA GATOS; DÔCES E CHOCOLATES POR EXEMPLO; Contém ácido oxálico que impede a absorção de cálcio. Além disso contém teobromina, um alcalóide tóxico para felinos. Aliás, gatos são muito sensíveis a várias substâncias, então nunca dê nenhum alimento ou medicamento antes de consultar seu veterinário.


NUNCA OFEREÇA PEIXE CRÚ PARA GATOS, SOMENTE ASSADO, COZIDO OU FRITO; gatos que comem peixe cru desenvolvem deficiência de Taurina ( produto final do metabolismo de 2 aminoácidos, envolvida na formação e funcionamento da retina e nos gatos também com a formação de sais biliares). Sua deficiência resulta em degeneração da retina e cegueira. Essas alterações demoram longo tempo para ocorrer, cerca de 1 ano com uma dieta insuficiente em Taurina. Quando o peixe é assado, frito ou cozido neutraliza a substância causadora dessa deficiência taurina.


TODAS AS MARCAS DE RAÇÕES OFERECEM SABORES DIFERENTES NA MESMA LINHA, TROQUE O SABOR SEMPRE QUE FOR COMPRAR O PRÓXIMO PACOTE, SE SEU GATO PREFERIR UM ÚNICO SABOR MANTENHA-O PARA ELE.


A MUDANÇA NA ALIMENTAÇÃO MESMO QUE SEJA DE UMA MARCA PARA OUTRA DEVE SER FEITA DE FORMA GRADUAL (aos poucos), MUDANÇAS BRUSCAS PODEM CAUSAR DIARRÉIA.


DE VEZ EM QUANDO PEDAÇOS DE CARNE VERMELHA COZIDA SÃO BEM VINDOS, AFINAL GATOS SÃO CARNÍVOROS!!!


JAMAIS ALIMENTE SEU GATO EM EXCESSO, ESTAR GORDO NÃO É ESTAR SAUDÁVEL, PELO CONTRÁRIO.

Um comentário:

  1. Minha gata está viciada em papinha e quase não come ração ( nem a mais popular). Outra questão é a água.Ela só bebe água da torneira e, como fico ausente muito tempo, temo que ela desitrate. O que eu faço?

    ResponderExcluir