Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de abril de 2011

INTRODUZINDO OUTRO GATO AO SEU LAR



Muitas pessoas que adquirem gatos acabam introduzindo mais um no lar.
Geralmente isso acontece mais tarde quando o primeiro gato já está adulto, então descobrimos que 1 é bom e 2 melhor ainda! Ou 3, 4... Eu aconselho no máximo 2 quando se trata de um apartamento. 
Neste post vamos dar dicas de como introduzir o futuro companheiro bem aceito pelo veterano ou veteranos:

É provável que o recém chegado não seja muito bem aceito pelos demais de primeira viajem,  alterando o relacionamento e harmonia já existente no lar, podem ocorrer briguinhas, estranhamento e crises de ciúmes.
Aconselhamos adquirir um do sexo oposto, já que entre os animais do mesmo sexo ainda mais mantidos dentro de casa ocorrem brigas.
Não é motivo para pânico, fique sempre de olho e por perto nos primeiros dias e toda vez que for sair dexe-os separados até quando você retornar.

Toda vez que o veterano rosnar para o novato chame a sua atenção com uma voz branda sem gritar, acaricie o veterano dizendo que não pode, que ele é o novo amiguinho, etc...  As 2 primeiras semanas serão de adaptação, geralmente depois disso eles já começam a se acostumar e com certeza o mais velho vai adotar o novinho lhe dando banhos de lingua, dormindo abraçadinhos, e brincando o tempo todo!

Se por ventura eles não se adaptarem ( muito raro mas pode acontecer), você terá 2 opções;
Desfazer do novato oferecendo a um amigo ou a alguém de sua confiança que possa ficar com ele e ama-lo, ou manter os demais separados, porque os gatos precisam se sentir livres para brincar, se alimentar, usar a caixa de areia e dormir sem se preocupar com o ataque de outros ou o outro.

Estes passos a baixo devem ser aplicados do caso da ocorrência de agressividade entre eles:

LOCAL DO NOVATO: Nas primeiras semanas coloque o novato em cômodo separado, deixando a caminha dele juntamente com as vasilhas de água e comida, e do lado oposto a caixa de areia sanitária (jamais ponha a caixa sanitária próxima da caminha e das vasilhas de água e comida).
Tome cuidado para que o veterano não esteja de tocaia na porta quando você for abri-la. Sempre que o veterano estiver de tocaia diga-o que não pode e afaste-o da porta, assim ele vai entender que ele não pode ficar ali.

PRÓXIMO PASSO: Depois de alguns dias você poderá pegar o novato e leva-lo para fora do cômodo levando ele até os outros gatos ou o outro gato, nesse momento ofereça comida e faça brincadeiras tanto com os veteranos quanto com o novato, faça isso tudo com o novato dentro de uma caixa, mas mantendo sempre perto de você. Eles devem comer a comida e como a situação é nova e pode ser estressante o apetite pode ser inibido, para isso deixe-os algum tempo sem comer para aumentar o apetite. Eles vão relacionar as brincadeiras e a comida com a introdução do novo membro, se algum deles fizer uma aproximação brusca ou ataque, dê uma boa esborrifada de água, repita quantas vezes for necessário. Ao terminar o contato o novato deverá retornar ao cômodo dele.

ULTIMO PASSO: Quando os riscos de brigas terminarem, é hora de abrir a caixa e deixar que ele saia da caixa, estimule-o a comer petiscos fora dela e quando os outro chegarem fique atento, quando eles se aproximarem observe atentamente, caso ocorra agressividade dos demais, esburrife água para afugenta-los.
Repita quantas vezes for necessário até que ele possa ficar sozinho com os veteranos ou veterano sem a sua supervisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário