Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de março de 2011

CASTRAÇÃO: POR QUE?, QUANDO?, DICAS E CUIDADOS PÓS CIRÚRGICOS

MACHOS: É aconselhável castrar o gato a partir dos 10 meses de idade porque ele já terá completado seu ciclo de crescimento, desenvolvimento e hormônios necessários, além de não alterar muito o seu comportamento natural. Muitos veterinários aconselham castrar a partir dos 6 meses de idade (assim que os testículos descem para a bolsa escrotal), mas é fato de que os gatos que são castrados depois de se desenvolverem não perdem suas características comportamentais de maneira drástica.

FÊMEAS: É aconselhável castrar a gata a partir dos 7 meses de idade pelos mesmos motivos e também porque geralmente é com essa idade que chega o primeiro cio. O 1º estro ( cio ) é muito variável, dependendo da raça, idade, e época do ano que o animal nasceu. geralmente o primeiro cio se dá ao atingir um peso de 2,3 a 2,5 Kg ( geralmente aos 7 meses), mais pode ocorrer até aos 3 meses, ou em raças de pelo longo, até com 12 a 18 meses ( de 4 a 10 meses). O que é mais determinante nesses casos é a época do nascimento com relação a estação de acasalamento. Se o animal nasce 1 mês antes da época de calor, então ele só vai entrar no cio na época de calor seguinte.


COMO É FEITO NO MACHO:  No macho a castração é chamada de orquiectomia (retirada dos testículos). É mais simples; Retira-se os testículos deixando apenas a bolsa escrotal vazia. A recuperação é rápida e não leva pontos.

COMO É FEITO NA FÊMEA: A castração da fêmea é chamada esterectomia (retirada dos ovários), ou pan-esterectomia (retirada de útero e ovários). A recuperação leva um pouquinho mais de tempo por levar pontos, mas é simples e não requer muito trabalho.


POR QUE CASTRAR? Uma gata que procrie livremente pode em apenas 2 anos deixar 200 (duzentos) descendentes. Além de impedir que se reproduzam desenfreadamente, traz outros benefícios muito importantes para o seu gato;
 Os gatos e gatas castrados são mais calmos e torna mais fácil manter o animal em casa. Evita o hábito de "spray" de urina para marcação de território, ferimentos por brigas, doenças contagiosas, etc.
A gata castrada fica menos nervosa e barulhenta, mais relaxada, brincalhona e afetiva.

GATOS CASTRADOS VIVEM MAIS: É comprovado que gatos castrados vivem mais, muito mais!

DICAS E CUIDADOS PÓS-CIRURGICOS: Você pode levar seu gatinho no veterinário de sua confiança ou nos centros de osmose que o governo oferece de graça a castração de gatos e cães, procure um na sua cidade, lá terá profissionais especializados. A cirurgia é feita com anestesia geral, é simples e dura em média uma hora. O animal não precisa ficar internado e leva em torno de uma semana para se recuperar totalmente. Assim que o gato volta para casa ele levará cerca de 8 horas para voltar do efeito da anestesia, durante o efeito ele fica completamente paralisado, geralmente com a língua para fora e os olhos abertos. Não se assuste com isso, vá numa drogaria mais próxima e compre um soro fisiológico (custa muito barato), pingue de 30 em 30 minutos com cuidado para não encostar seus dedos nos olhos dele, isso ajudará a manter os olhos hidratados uma vez que os mesmos não vão piscar durante o efeito anestésico.
Sob o efeito de anestesia, a temperatura do seu corpo vai abaixar, é necessário enrola-lo em algo para aquece-lo de preferência um cobertor, até que o bixo desperte!


ATENÇÃO: DEIXAR O ANIMAL NO CHÃO!!! Assim que ele acordar da anestesia da cirurgia, vai tentar andar, como ainda estará atordoado se estiver em algum lugar alto ele vai CAIR! Enrole-o num cobertor e coloque no chão.

Seja onde for que vc leve seu companheiro para castrar será prescrito uma medicação bem simples que você deverá administrar durante a recuperação, 2 remédios, um contra dor e outro contra possíveis infecções.


PODE SER QUE ACONTEÇA A ENGORDA-PÓS CASTRAÇÃO: Após a castração, os animais podem desenvolvem uma tendência a engordar, mas não acontece com todos os gatos, se for o caso do seu gato, é aconselhável que ele tenha uma alimentação equilibrada e se exercite constantemente.


  FOTO. A cirurgia em uma fêmea, no macho não leva pontos por isso não aparece nada.

14 comentários:

  1. Muito bom ler essas dicas neste momento que acabei de castrar meu gato! Eu estava começando a ficar muito preocupada com o tempo q ele estava levando pra voltar da anestesia, mas agora q vi que leva cerca de 8h, fiquei mais tranquila! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rachel,
      Que bom saber que esta postagem foi util para você.
      Sempre que tiver duvidas entre aqui no MAGIA DO GATO que com certeza você vai encontrar a melhor resposta!
      Espero que não tenha esquecido de pingar o colirio de 30 3m 30 minutos antes dele acordar!!

      Excluir
  2. Muito Obrigada, também tava preocupada. logo que cheguei pingueisoro fisiológica, mas não nessa frequencia, reajustei... hhe

    ResponderExcluir
  3. Queria saber por quantos dias é necessário deixar o 'cone' na cabeça do gato para que ele não mexa no local onde foi castrado ..obrigado ! =)

    ResponderExcluir
  4. Meu gato foi castrado, mas nao receitaram nenhum medicamento. To ficando assustada.

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito boa essas dicas, castrei meu gato a seis meses, e não tive nenhuma orientação do veterinário... Agora entendo algumas coisas que já passou. E quanto ao medicamento tb não foi receitado nenhum na época...
    E hoje ele esta doentinho, pois o veterinário, não me orientou quanto a alimentação dele, continuei dando a mesma ração de antes, e hoje ele esta em tratamento novamente, pois não estava mais fazendo suas necessidades... Graças a DEUS levei ele logo para tratar, sem ter ideia do que era... E o caso dele é reversível.
    Por isso acho importante também, falar sobre a alimentação dele que muda, após a castração....

    ResponderExcluir
  6. A matéria foi mto boa, só queria corrigir: o centro que oferece castração é o centro de ZOONOSE. ^^ Bjoks

    ResponderExcluir
  7. Eu tou pensando em castrar o meu gato, ele ta ficando doido pra sair de casa pra acasalar mas nao posso deixa-lo ir pois ele esta habituado a estar em casa.
    Entao obtei por ir castrar ele, mas eu tenho duvidas, o vet tem que passar remedio pra ele? Onde que eu compro esses remedios? A raçao dele muda? Por agora ele come raçao normal e latinhas de carne/peixe/sardinha variando.
    Isso é ruim? Gente peço que me respondam pois é a primeira vez que tenho um gato e ele ja tem 6 meses e é muito agressivo! Mia toda a madrugada e tudo mais tadinho :/
    Porfavor me respondam!
    Obrigadoo!
    -Lili

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, tenho um casal e castrei os dois. Posso falar da minha experiencia como dona..
      Sobre os remedios, o veterinario deve passar qual/quantidade/tempo. Geralmente eles tem esses remédios na propria vet.
      Sobre a ração aconselho a diminuir as pastinhas, sachês, porque tem muita gordura. Dê somente a seca. Elas já possuem todos os nutrientes e vitaminas necessárias para seu filho de pelos. A marca não precisa mudar, a que eu ofereço a eles é a mesma. Minha femea não engordou. está normal e o macho ainda não sei, pq acabei de castrá-lo.
      Alguns gatos são muito doceis, outros nem tanto.. eu tenho os dois exemplos.. O que eu posso te aconselhar é que respeite o espaço dele. Os gatos são muito carinhosos, mas da forma deles e no tempo deles. A minha femea (e a primeira gata que tive) tb é assim, mas com tempo melhora essa agressividade.. mas nunca vai ser aquele gatinho de comercial, mas fique tranquila, ele te ama..rs
      Alguns falam que o gato pode ser castrado 1 mes depois da terceira dose da vacina, outros que o macho deve ser castrado apos os 10 meses, pq já chegou na maturidade, sem saber, eu castrei o meu com 10 meses. Mas encontre um veterinario que vc confie e veja com ele qual o momento certo. Não deixe de castra-lo.
      Espero ter ajudado um pouco. abçs,
      Ana

      Excluir
  8. Oi castrei meu gato ontem hoje ele ja ta querendo sair pra ficar na laje quanto tempo pra ele recuperar da castracao e quando eu posso deixar ele sair ...me de uma resposta..por favor ele e macho
    Alguem me da uma ajudinha

    ResponderExcluir
  9. Olá castrei minha gata ontem por volta de 13:30hs e até agora ela não voltou ao seu nomal não consegui andar, comer e beber nada.Estou super preoculpada, preciso de ajuda.
    Obrigada.
    Elane

    ResponderExcluir
  10. Oi , minha gata acabou de ser castrada, tava preucupada mas agora que li tirei as duvidas obg.Quanto ao soro fisiologico , é necessário?

    ResponderExcluir
  11. Não é um comentário....é uma pergunta... Minha gata foi operada para retirar um tumor de mama e tbm castrar ..hoje está fazendo sete dias e por ser muito rebelde...não quer ficar presa...não quer ficar com a roupa pôs cirúrgica...não deixa eu fazer o curativo direito....tudo com ela fica difícil...e para me aborrecer ainda mais...resolveu subir em cima do muro.....o que faço com ela até se recuperar.....como lidar com ela ?

    ResponderExcluir
  12. Muito bom todas as dicas mais a questão da recuperação da anestesia e me ajudou muito o lençol para enrolar ela estava andando desesperada pelo quarto depois que a enrolei esta quietinha obrigada me ajudou muito .

    ResponderExcluir