Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de março de 2011

ENSINANDO SEU GATO A USAR O VASO SANITÁRIO

A caixinha de areia pode se tornar coisa do passado...
É possível SIM ensinar seu gato a usar vaso sanitário!
Aqui vão algumas dicas de como ensinar o gato a fazer as necessidades no vaso sanitário!!!

1 - Arrume um pedaço de papelão grande o suficiente para cobrir toda a "boca" do vaso sanitário.
2 - Corte o papelão nas bordas de modo que ele fique no mesmo formato da boca do vaso e deixe sobrar um pedaço de uns 2 centímetros e dobre para baixo de modo que ele se encaixe na boca do vaso. .
3 - Faça um corte no mesmo formato do vaso, porém menor, no centro do papelão, mais ou menos 1/3 do tamanho da boca do vaso e da mesma forma do corte das bordas deixe uns 2 centímetros sobrando e dobre para cima, de modo que quando vc colocar a areia ela não caia dentro do vaso.


4 - Pronto agora encaixe-o na boca do vaso com a tampa do assento aberta, depois abaixe a tampa do assento de forma que ela prenda o papelão e coloque areia sanitária em volta do pequeno buraco que você fez no centro do papelão e estará tudo pronto.
5 - Agora você que vai estimular seu gato a fazer as necessidades dele ali no vaso sanitário, a medida que ele for acostumando você pode aumentando o tamanho do buraco do centro do papelão, até retirar totalmente o papelão. Seu gato vai estar fazendo necessidades no vaso sanitário.
6 - Outra coisa que pode ajudar no estímulo é molhar um jornal com a urina do gato e depositar dentro do vaso, isso pode fazer com ele associe o cheiro dela com o vaso sanitário.
7 - Sem papelão e areia, use apenas a descarga!!!

OBS: Infelizmente não está disponível ainda no mercado de pet brasileiro a forma plática de ensinar a usar vasos sanitários, porém a foto de uma delas logo embaixo,  pode lhe dar uma idéia do que vc irá fazer na sua casa!

LEMBRE-SE, UM POUQUINHO DE PACIÊNCIA E TUDO DARÁ CERTO!
BOA SORTE!!!

20 comentários:

  1. Olá, vi esse post um tempo atras e resolvi tentar com meus 3 gatos. Comprei um kit parecido com esse da foto pelo ebay e estou tentando usar a 1 semana. Dos 3 gatos, 2 (um casal) se acostumaram muito bem, mas uma gata não quer subir no vaso... Ela subia quando eu deixei a caixa de areia antiga sobre o vaso, mas com o kit "dentro" do vaso ela não sobe... fica miando e eu preciso coloca-la em cima para ela usar.
    Vc ja tentou usar esse método? Tem alguma dica pra mim?
    arqbarbaraaline @ gmail.com
    Queria muito me livrar da areia e de ficar separando cacas de 3 bichanos... mas não sei se ela vai aceitar.
    Obrigada!
    Babi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Babi, o que você pode tentar fazer é improvisar "degraus" para a sua gatinha, ela pode não estar segura em pular até o vaso. Leve-a para ver os outros gatos fazerem as necessidades também, pois pode incentivá-la a imita-los. Se ela começar a usar o vaso depois dos degraus, vá tirando um a um progressivamente até seu banheiro ficar normal novamente. Boa sorte!

      Excluir
  2. Lucas! Muito obrigado pelas dicas, vou tentar fazer este negócio... se conseguir, posto aqui! Heheh.

    Aqui vão algumas perguntas, se você puder responder:
    - Quanto tempo demorou para conseguir adestrar o gato?
    - A caixiha de areia não pode permanecer, certo? Senão o gato vai continuar a fazer as necessidades nela, ignorando o vaso?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!!!
      O tempo e relativo... varia de gato pra gato.
      A caixinha de areia deve ser removida sim para diminuir a dificuldade de apreisado!

      Excluir
  3. Então, segundo meu professor que é infectologista, os gatos não devem usar o mesmo sanitário que seus donos, pois podem transmitir diversas doenças que nos felinos não causam enfermidades pois são seus parasitas naturais, ou seja, fazem parte da sua flora natural. Então por mais que isso seja fofinho, devemos respeitar certos limites para que a relação com nossos amiguinhos seja saudável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gatos vacinados e vermifugados não transmitem doenças aos seres humanos.
      Fato comprovado cientificamente.

      Excluir
    2. Até porque não terás contato com as fezes ou a urina do gato. O máximo de problema que há é caso seu gato tenha acesso a rua, ficando com as patas sujas e sendo uma possível fonte de contaminação.

      Excluir
  4. ñ vi a imagem dos papelões. tem foto?

    ResponderExcluir
  5. Olá! Estou tentando ensinar meu casal, a pelo um mês e meio! Além de estar quase desistindo, estou quase fazendo minhas necessidades no chão também! kkkkk! Fiz tudo certinho, no início os dois chegaram a usar o kit ainda com a tampa central e areia, mas quando retirei o centro, eles recuaram e começaram a fazer ao redor do vaso, no chão, eu recolhia as fezes e colocava onde deveriam ter feito, da mesma forma os ensinei a usar a caixinha de areia quando pequeninos! cheguei a colocar um prato de plastico no fundo do vaso sanitário, sobre a água, cheio de areia, para que visualizassem a areia ao invés de água, mas perdi essa batalha também! Bom, recomecei do zero, coloquei a caixa de areia em cima do vaso por uma semana, agora vou tirar a caixa e deixar novamente o kit com o fundo tampado, depois tiro e vejo no que deu! Bom, a forma correta de criar gatos, é ter duas caixas de areia para um gato e três caixas para dois, então onde acho que estou tendo problemas, é que os felinos são muito territoriais, digo, quando um urina naquele lugar, os outros procuram não usar o mesmo metro quadrado, então quando um dos dois urina primeiro sobre o kit no vaso, o outro automaticamente faz no chão! Já tirei uns dias apenas para isso, limpando assim que faziam, mas perdi também essa batalha! Bom, acho que não tem fórmula mágica, terei que praticar paciência e acreditar que no fim dessa guerra, sairei vencedor! rsrsrs! Não aquento mais trocar areia, amo meus bebezinhos, mas o cheiro da urina deles, me faz muito mal, tirando que na areia eles tem contato com as fezes, urina, doenças relacionadas a moscas, etc..!

    ResponderExcluir
  6. Oie! Minha dúvida é se eu conseguir ensinar, posso deixar uma caixa de areia pra ele em outro lugar também ou ele desaprende? Porque às vezes ele está preso em um cômodo sem acesso ao vaso sanitário...

    ResponderExcluir
  7. Ola,minha gatinha(3 meses),dificilmente faz as necessidades na caixinha de areia,ela faz necessidades atras do fogao,no chao do banheiro,e em outros comodos da casa.Ja tentei de tudo mas nao adianta,tem algo a fazer???bye bye.
    Entre em contato pelo facebook:
    Kakah OO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ensinava meus gatos a usar a caixa de areia da seguinte forma: coloca ele na caixa e passa a patinha dele pra ele sentir a areia e simular como se ele estivesse tampando mesmo, depois abaixa a cabeça dele pra ele sentir o cheiro (mesmo tendo só areia), também simulando a forma que eles fazem após terminar de fazer as necessidades, eles tampam e cheiram pra ver está dando pra sentir kkkkkk.
      Dessa forma costumava funcionar!! Com poucas vezes que ensinei eles aprendiam e como ela é filhote, é mais fácil ainda!
      OBS: Eu nunca usei areia própria, sempre areia comum mesmo de construção, não sei se dá alguma diferença...
      Boa sorte!

      Excluir
    2. os meus qdo eram pequenos faziam atrás da máquina de lavar, joguei querosene lá e eles perderam o hábito

      Excluir
  8. Será que não transmite doenças? Quero ensinar mas tenho medo acho muito prático!!!

    ResponderExcluir
  9. Será que não transmite doenças? Quero ensinar mas tenho medo acho muito prático!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não... Principalmente se eles não têm acesso a rua. Se tem receio, acostume a usar alcool para higienizar a tampa do vaso antes da sua utilização.

      Excluir
  10. Olá! Eu estou há cerca de mês e meio a treinar 5 gatos a usar a sanita. Contudo os 5 já fazem xixi na sanita mas só uma faz também coco na sanita os outros 4 gatos fazem no chão e pior um deles faz o coco na pia de rosto que acho mesmo estranho pois é ainda mais alta que a sanita. Alguma dica que me possam dar para todos fazerem ambos na sanita? Já estou bastante contente pois pelo menos o xixi nunca mais cheiro Hihihihi

    ResponderExcluir
  11. Estou treinando minha gatinha já a algumas semanas, porem ela só faz xixi, o coco ela faz pelo chão do banheiro. Ela tem um banheiro só pra ela.

    Alguma dica pra ela fazer também o coco no vaso?

    ResponderExcluir
  12. Estou com a mesma situação e já lá vão meses...

    ResponderExcluir
  13. Estou ensinando o meu há algumas semanas, estou usando o kit que tem 5 estágios, já estou no ultimo estágio, a cada semana tiro um anel. Ele faz xixi direitinho, mas o cocô já duas vezes que fez no chão. Percebi que o segredo é limpar logo assim que ele fizer o xixi e deixar bastante areia.

    ResponderExcluir