Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de março de 2011

CASTRAÇÃO: POR QUE?, QUANDO?, DICAS E CUIDADOS PÓS CIRÚRGICOS

MACHOS: É aconselhável castrar o gato a partir dos 10 meses de idade porque ele já terá completado seu ciclo de crescimento, desenvolvimento e hormônios necessários, além de não alterar muito o seu comportamento natural. Muitos veterinários aconselham castrar a partir dos 6 meses de idade (assim que os testículos descem para a bolsa escrotal), mas é fato de que os gatos que são castrados depois de se desenvolverem não perdem suas características comportamentais de maneira drástica.

FÊMEAS: É aconselhável castrar a gata a partir dos 7 meses de idade pelos mesmos motivos e também porque geralmente é com essa idade que chega o primeiro cio. O 1º estro ( cio ) é muito variável, dependendo da raça, idade, e época do ano que o animal nasceu. geralmente o primeiro cio se dá ao atingir um peso de 2,3 a 2,5 Kg ( geralmente aos 7 meses), mais pode ocorrer até aos 3 meses, ou em raças de pelo longo, até com 12 a 18 meses ( de 4 a 10 meses). O que é mais determinante nesses casos é a época do nascimento com relação a estação de acasalamento. Se o animal nasce 1 mês antes da época de calor, então ele só vai entrar no cio na época de calor seguinte.


COMO É FEITO NO MACHO:  No macho a castração é chamada de orquiectomia (retirada dos testículos). É mais simples; Retira-se os testículos deixando apenas a bolsa escrotal vazia. A recuperação é rápida e não leva pontos.

COMO É FEITO NA FÊMEA: A castração da fêmea é chamada esterectomia (retirada dos ovários), ou pan-esterectomia (retirada de útero e ovários). A recuperação leva um pouquinho mais de tempo por levar pontos, mas é simples e não requer muito trabalho.


POR QUE CASTRAR? Uma gata que procrie livremente pode em apenas 2 anos deixar 200 (duzentos) descendentes. Além de impedir que se reproduzam desenfreadamente, traz outros benefícios muito importantes para o seu gato;
 Os gatos e gatas castrados são mais calmos e torna mais fácil manter o animal em casa. Evita o hábito de "spray" de urina para marcação de território, ferimentos por brigas, doenças contagiosas, etc.
A gata castrada fica menos nervosa e barulhenta, mais relaxada, brincalhona e afetiva.

GATOS CASTRADOS VIVEM MAIS: É comprovado que gatos castrados vivem mais, muito mais!

DICAS E CUIDADOS PÓS-CIRURGICOS: Você pode levar seu gatinho no veterinário de sua confiança ou nos centros de osmose que o governo oferece de graça a castração de gatos e cães, procure um na sua cidade, lá terá profissionais especializados. A cirurgia é feita com anestesia geral, é simples e dura em média uma hora. O animal não precisa ficar internado e leva em torno de uma semana para se recuperar totalmente. Assim que o gato volta para casa ele levará cerca de 8 horas para voltar do efeito da anestesia, durante o efeito ele fica completamente paralisado, geralmente com a língua para fora e os olhos abertos. Não se assuste com isso, vá numa drogaria mais próxima e compre um soro fisiológico (custa muito barato), pingue de 30 em 30 minutos com cuidado para não encostar seus dedos nos olhos dele, isso ajudará a manter os olhos hidratados uma vez que os mesmos não vão piscar durante o efeito anestésico.
Sob o efeito de anestesia, a temperatura do seu corpo vai abaixar, é necessário enrola-lo em algo para aquece-lo de preferência um cobertor, até que o bixo desperte!


ATENÇÃO: DEIXAR O ANIMAL NO CHÃO!!! Assim que ele acordar da anestesia da cirurgia, vai tentar andar, como ainda estará atordoado se estiver em algum lugar alto ele vai CAIR! Enrole-o num cobertor e coloque no chão.

Seja onde for que vc leve seu companheiro para castrar será prescrito uma medicação bem simples que você deverá administrar durante a recuperação, 2 remédios, um contra dor e outro contra possíveis infecções.


PODE SER QUE ACONTEÇA A ENGORDA-PÓS CASTRAÇÃO: Após a castração, os animais podem desenvolvem uma tendência a engordar, mas não acontece com todos os gatos, se for o caso do seu gato, é aconselhável que ele tenha uma alimentação equilibrada e se exercite constantemente.


  FOTO. A cirurgia em uma fêmea, no macho não leva pontos por isso não aparece nada.

48 comentários:

  1. Muito bom ler essas dicas neste momento que acabei de castrar meu gato! Eu estava começando a ficar muito preocupada com o tempo q ele estava levando pra voltar da anestesia, mas agora q vi que leva cerca de 8h, fiquei mais tranquila! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rachel,
      Que bom saber que esta postagem foi util para você.
      Sempre que tiver duvidas entre aqui no MAGIA DO GATO que com certeza você vai encontrar a melhor resposta!
      Espero que não tenha esquecido de pingar o colirio de 30 3m 30 minutos antes dele acordar!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Muito Obrigada, também tava preocupada. logo que cheguei pingueisoro fisiológica, mas não nessa frequencia, reajustei... hhe

    ResponderExcluir
  3. Queria saber por quantos dias é necessário deixar o 'cone' na cabeça do gato para que ele não mexa no local onde foi castrado ..obrigado ! =)

    ResponderExcluir
  4. Meu gato foi castrado, mas nao receitaram nenhum medicamento. To ficando assustada.

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito boa essas dicas, castrei meu gato a seis meses, e não tive nenhuma orientação do veterinário... Agora entendo algumas coisas que já passou. E quanto ao medicamento tb não foi receitado nenhum na época...
    E hoje ele esta doentinho, pois o veterinário, não me orientou quanto a alimentação dele, continuei dando a mesma ração de antes, e hoje ele esta em tratamento novamente, pois não estava mais fazendo suas necessidades... Graças a DEUS levei ele logo para tratar, sem ter ideia do que era... E o caso dele é reversível.
    Por isso acho importante também, falar sobre a alimentação dele que muda, após a castração....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de saber referente a alimentação, castrei meu gato hoje ele ficou um período de jejum antes de ser castrado mas comeu. Agora depois dá castração não comeu nada e nem bebeu nem água de coco. Quanto tempo leva para o gato comer novamente?Porque ele tenta comer mas vomita.

      Excluir
  6. A matéria foi mto boa, só queria corrigir: o centro que oferece castração é o centro de ZOONOSE. ^^ Bjoks

    ResponderExcluir
  7. Eu tou pensando em castrar o meu gato, ele ta ficando doido pra sair de casa pra acasalar mas nao posso deixa-lo ir pois ele esta habituado a estar em casa.
    Entao obtei por ir castrar ele, mas eu tenho duvidas, o vet tem que passar remedio pra ele? Onde que eu compro esses remedios? A raçao dele muda? Por agora ele come raçao normal e latinhas de carne/peixe/sardinha variando.
    Isso é ruim? Gente peço que me respondam pois é a primeira vez que tenho um gato e ele ja tem 6 meses e é muito agressivo! Mia toda a madrugada e tudo mais tadinho :/
    Porfavor me respondam!
    Obrigadoo!
    -Lili

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, tenho um casal e castrei os dois. Posso falar da minha experiencia como dona..
      Sobre os remedios, o veterinario deve passar qual/quantidade/tempo. Geralmente eles tem esses remédios na propria vet.
      Sobre a ração aconselho a diminuir as pastinhas, sachês, porque tem muita gordura. Dê somente a seca. Elas já possuem todos os nutrientes e vitaminas necessárias para seu filho de pelos. A marca não precisa mudar, a que eu ofereço a eles é a mesma. Minha femea não engordou. está normal e o macho ainda não sei, pq acabei de castrá-lo.
      Alguns gatos são muito doceis, outros nem tanto.. eu tenho os dois exemplos.. O que eu posso te aconselhar é que respeite o espaço dele. Os gatos são muito carinhosos, mas da forma deles e no tempo deles. A minha femea (e a primeira gata que tive) tb é assim, mas com tempo melhora essa agressividade.. mas nunca vai ser aquele gatinho de comercial, mas fique tranquila, ele te ama..rs
      Alguns falam que o gato pode ser castrado 1 mes depois da terceira dose da vacina, outros que o macho deve ser castrado apos os 10 meses, pq já chegou na maturidade, sem saber, eu castrei o meu com 10 meses. Mas encontre um veterinario que vc confie e veja com ele qual o momento certo. Não deixe de castra-lo.
      Espero ter ajudado um pouco. abçs,
      Ana

      Excluir
    2. Eu castrei meu gato, mas me arrependi muito. Depois eu cai na real que é uma covardia fazer isso com o bichinho.
      essa historia de que ele nao sai mais de casa, que evita tumores e doenças contagiosas é um complo que fizeram para que diminua os animais de rua.

      Excluir
    3. amigo leia mais, há artigos cientificos comprovando as benesses da castracão, você fez certo ao castrar.

      Excluir
  8. Oi castrei meu gato ontem hoje ele ja ta querendo sair pra ficar na laje quanto tempo pra ele recuperar da castracao e quando eu posso deixar ele sair ...me de uma resposta..por favor ele e macho
    Alguem me da uma ajudinha

    ResponderExcluir
  9. Olá castrei minha gata ontem por volta de 13:30hs e até agora ela não voltou ao seu nomal não consegui andar, comer e beber nada.Estou super preoculpada, preciso de ajuda.
    Obrigada.
    Elane

    ResponderExcluir
  10. Oi , minha gata acabou de ser castrada, tava preucupada mas agora que li tirei as duvidas obg.Quanto ao soro fisiologico , é necessário?

    ResponderExcluir
  11. Não é um comentário....é uma pergunta... Minha gata foi operada para retirar um tumor de mama e tbm castrar ..hoje está fazendo sete dias e por ser muito rebelde...não quer ficar presa...não quer ficar com a roupa pôs cirúrgica...não deixa eu fazer o curativo direito....tudo com ela fica difícil...e para me aborrecer ainda mais...resolveu subir em cima do muro.....o que faço com ela até se recuperar.....como lidar com ela ?

    ResponderExcluir
  12. Muito bom todas as dicas mais a questão da recuperação da anestesia e me ajudou muito o lençol para enrolar ela estava andando desesperada pelo quarto depois que a enrolei esta quietinha obrigada me ajudou muito .

    ResponderExcluir
  13. Meu gato foi castrado hoje pela manhã, e ele ainda está meio tonto...
    Isso é normal?

    ResponderExcluir
  14. acabei de castrar minha gata mas no zoonose eles não receitaram nenhum tipo de medicaçao fiquei confusa agora o que faço

    ResponderExcluir
  15. Meu gato foi castrado ontem por volta de 17:30. Fui buscar ele na clínica às 22h, pois ficou lá em observação. Assim q chegou já tentou andar, porém não tinha firmeza. Ele vomitou algumas vezes de madrugada, não quis comer ou beber água. Ainda está dormindo bastante mas já está andando bem melhor. O maior problema tem sido o colar cirúrgico, ele tenta tirar toda hora. É normal ainda estar tão sonolento?

    ResponderExcluir
  16. Meu gato foi castrado ontem por volta de 17:30. Fui buscar ele na clínica às 22h, pois ficou lá em observação. Assim q chegou já tentou andar, porém não tinha firmeza. Ele vomitou algumas vezes de madrugada, não quis comer ou beber água. Ainda está dormindo bastante mas já está andando bem melhor. O maior problema tem sido o colar cirúrgico, ele tenta tirar toda hora. É normal ainda estar tão sonolento?

    ResponderExcluir
  17. Minha gata fez cirurgia de cessariana pra poder ter os gatinhos que estavam em má formação, tinha 5 gatinhos 3 em má formação e 2 vivos, e ja aproveitei e fiz a castração, ela ainda esta sobre efeito da anestesia, mais o veterinário passou um antibiótico pra ela, a cirurgia dela foi a 1:00 hora da manha, e ainda não voltou.

    ResponderExcluir
  18. Eu deveria ter feito vasectomia no meu gato ao inves de castrar, me arrependi muito. isso é uma covardia e o gato continua querendo sair de casa. É mentira essa historia que eles se acalmam em casa depois de castrados.

    ResponderExcluir
  19. Castrei o meu gato mais depois de alguns dias a bolsa escrotal dele estar ja caindo pq? Alguém sabe dizer por favor

    ResponderExcluir
  20. Castrei o meu gato mais depois de alguns dias a bolsa escrotal dele estar ja caindo pq? Alguém sabe dizer por favor

    ResponderExcluir
  21. fazem 6 dias que castrei minha gata, ela tem quase . Meses, o veterinário não passou nenhum remédios, disse que ela já estava medicada e que era o suficiente, tbm não deu pontos para fechar a abertura, utilizou cola cirurgica ....ela esta otima brincando ,comendo e bebendo água normal, será que já posso tirar a roupa pós cirurgia? ????

    ResponderExcluir
  22. isso me ajudou muito pois meu gato vai ser castrado e eu estava com muito medo dele nao ficar bem. so nao gostei da parte em que meu gato vai ficar com olhos abertos e com a lingua para fora vou ficar o tempo todo do lado dele

    ResponderExcluir
  23. Bom dia minha gata fez a castracao e o local apenas inchado e a mesma nao tem nenhum ponto rompido porém ela fez 3 Dias de cirurgia a mesma come normalmente só não tá querendo beber água e o local está inchado e nomal

    ResponderExcluir
  24. Bom dia minha gata fez a castracao e o local apenas inchado e a mesma nao tem nenhum ponto rompido porém ela fez 3 Dias de cirurgia a mesma come normalmente só não tá querendo beber água e o local está inchado e nomal

    ResponderExcluir
  25. Ou....
    Tenho dúvidas.....
    Estou realmente a pensar em castrar o meu pequenote com quase 2 anos. Por várias razões é um bocado agressivo urina muito e mia muito....
    Já me disseram que ele vai ficar meigo com outros animais mas n com as pessoas.... dai a minha dúvida....
    Pergunto e espero obter uma resposta em breve pois amo o meu gatinho....
    Por favor urgente ajudem me....
    Meu email é:
    anaanjos28@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Ontem próximo do meio dia duas gatas minhas foram castradas a mãe e a filha... Também tenho o pai mas ele será castrado posteriormente. Graças a Deus deu tudo certo. Estão dormindo mas as vezes acordam e ficam cambaleando, mas estou de olho para que nada de errado aconteça. Comprei as roupas para usarem após a cirurgia.

    ResponderExcluir
  27. Gente, alguém me ajuda.. é normal o gato urinar, ainda estando sobre o efeito dá anestesia ? Deixei meu gato em uma coberta, por apenas 10 minutos, quando fui ver, estava completamente molhada.. é normal ? O que fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal sim!
      Poucas pessoas falam sobre isso.
      Na verdade,sedado, eles não tem controle sobre o xixi.
      O meu hoje fez também mas, bem poquipouq!

      Excluir
  28. Castrei minhas três gatinhas hoje só que quando passou um pouco a anestesia uma delas pulou uma janelinha que tenho na área de festa e fugiu e agora será que ela volta estou preocupada

    ResponderExcluir
  29. Castrei minhas três gatinhas hoje só que quando passou um pouco a anestesia uma delas pulou uma janelinha que tenho na área de festa e fugiu e agora será que ela volta estou preocupada

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Pessoal Caso tenha amigos que tenha gata e de suma importância para as gatas a castração Castrar é só Benefícios para ambos Dono e Felinos.
    Nunca jamais De esses Malditos Comprimidos ou Injeções para passar o Cio Isso Causa uma destruição Nelas.
    Dando essas porcarias vocês Não imaginam o Mal que faz Digo isso pq sou louco por gatos tenho 3 castradas e muito saudáveis e meu cunhado tem uma esses dias atrás ele começou a falar q a gata estava triste pelos cantos e urinando sangue e falei pra ele levar no Vet mas não levou quando foi ontem me chega com a gata em uma sacola praticamente morta levei ao Vet Conclusão infecção generalizada no útero Figado e Rins devido a essas (Porcarias) para suspender o Cio a Vet fez a consulta e não deu 10% de chance de Vida estava muito Grave mas Como Nosso Deus é Maravilhoso ela passou pela Cirurgia e está​ se Recuperando .
    (Não Devolvo mais ela vai ficar Comigo porque ele não tem capacidade de Cuidar)

    ***NÃO DE REMÉDIOS PARA CORTAR O CIO***

    """Pelo Amor De Deus"""

    :::Fica aqui meu Comentário e Desabafo:::

    ResponderExcluir
  31. Amei essa matéria,me tirou toda dúvida q eu tinha pois minha gatinha foi castrada hoje,vcs estão de parabéns

    ResponderExcluir
  32. Castrei minha bb Mística há 4 dias. Não vou dizer q foi fácil. Passei a noite em claro pq ela ainda estava atordoada da anestesia, não se acostumou com a roupinha, então tirava as vezes para ela comer, beber água, fazer xixi... mas sem tirar o olho dela nem por 1 segundo pra não puxar os pontos (eu disse q não foi fácil). O que me deixou mais angustiada foi o fato dela não estar fazendo cocô, incentivei a beber água, deixei a vontade e nada! Não encontrei nada na internet. E já eram 4 dias sem cocô, falei com o vet e ele disse q pode ser por causa da roupa, mas eu tiro as vezes! No fim das contas, li artigos, blogs, relatos, li tudo e alguns me acalmavam, outros não. Ela fez hj normal, quase choro de alegria kkkkkkk mas quero relatar isso aqui pq foi muito tempo, mas não era nada de errado, ela só não tinha comido o bastante pra formar o bolo fecal. Uffaaa!

    ResponderExcluir
  33. Olá, catarei minha gatinha de 6 meses e ela vomita o que come, faz xixi normal e coco porém não está ficando nada no estômago!
    Tem 4 diAs de castração, a ferida está limpa e sem contaminação!
    Esse vomito eh normal?

    ResponderExcluir
  34. Castrei minha gatinha já faz exatamente seis dias, mas é impossível ela fazer repouso, estou desesperada! E para ajudar a quase me enlouquecer esta bem inchada a cirurgia.. Mais ou menos do tamanho de um ovo, isso é normal, alguem tem uma experiência para dividir para me tranquilizar? Desde já agradecida

    ResponderExcluir
  35. Castrar é o mais certo, especialmente as fêmeas. Sempre castro minhas gatinhas quando as adoto.

    ResponderExcluir
  36. Minha gata tá com dez dia que castrei,mas ela tá com um pelote na cirurgia tipo um caroço o que pode ser por favor.

    ResponderExcluir
  37. Castrei a gatinha da minha filha com 6 meses. A cirurgia dela foi na terça feira e hoje, sabado ela ja esta andando pela casa toda. Come normal, esta tomando antibiótico receitado pelo vet. E estou colocando álcool 70 e polvidine nos pontos. Esta bem sequinho. Ela hoje esta est uma aparencia bem melhor que ontem. Fiquei com pena de castrar, mas sei que foi o melhor para ela. Esta comendo apenas o enlatado de carnes, nao quer ração. Estou dando na colher pois o colar elizabetano dificulta ela comer no potinho.

    ResponderExcluir
  38. Minha gata foi castrada e na hora de tirar os pontos percebi um tecido elevado e mole no local da cirurgia, gostaria de saber o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  39. Esse inchaço no lugar dos pontos é normal? A minha está assim e estou apavorada!!

    ResponderExcluir
  40. O local da castração da minha gata tá inchado é normal? Hoje tem 10 dias ela tá comendo e bebendo água normalmente só que volta e meia onde chega dorme,faz xixi e cocô normalmente também estou preocupada com minha bb

    ResponderExcluir
  41. Gostei muito do artigo....Castrei a minha tygreza faz 5 dias fiquei com muito medo pois ela Não se alimenta direito....e percebi que ela as vezes faz xixi e nem percebi.... também não fez cocô ...no começo ela vomitava muito mas agora não mas é complicado e angustiante mas creio que vai passar

    ResponderExcluir